Quem é Clio?



Da união de Zeus e Mnemósine nasceram nove musas, personificando as artes e as ciências. Clio (ou Arauto) é uma delas, a musa grega da História. Representada como uma jovem com uma coroa de louros e um pergaminho nas mãos, ela é frequentemente acompanhada por um baú de livros, compostas por representações iconográficas.
Metaforicamente, Clio simboliza que o conhecimento é fruto da leitura e do estudo e, nas lendas gregas, a musa é referida como aquela que legou o alfabeto aos homens. Portanto, a ela é atribuída à introdução do alfabeto fenício na Grécia.
Festividades, celebração, cantos e glórias dos guerreiros e o renome de um povo compõem o cenário de Clio; seus símbolos são também o clarim heróico e a clepsidra (um dos primeiros instrumentos para medir o tempo): “Aos seus atributos acrescentam-se ainda o globo terrestre sobre o qual ela descansa, e o tempo que se vê ao seu lado, para mostrar que a história alcança todos os lugares e todas as épocas”.
 Seu nome tem o significado “Proclamadora”, cabia a ela a divulgação, a celebração da fama. Com Pierus rei da Macedônia, foi mãe de Jacinto. A imagem de Clio costuma estar acompanhadas de símbolos usuais como o rolo de pergaminho ou um conjunto de tábuas para a escrita. Aos seus atributos acrescentam-se ainda o globo terrestre sobre o qual ela descansa.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Fontes de pesquisa